terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escalas Pentatônicas



INTRODUÇÃO:

As escalas pentatônicas são um dos passos mais importantes para aprender e evoluir a tocar. Especialmente utilizadas na música pop/rock, mas também em jazz, blues, folk, country entre outros estilos, são uma dádiva particularmente especial para os músicos amadores com pouco tempo para praticar porque são muito fáceis de memorizar e aplicam-se a quase qualquer música destes estilos.

O que são ?

Técnicamente qualquer escala de cinco notas por oitava pode ser considerada uma pentatónica, daí o seu nome (Penta). Porém, em 99% dos casos, utilizamos o termo Pentatónica para nos referirmos às escalas derivadas do círculo de quintas, ou seja, começando na nota raiz da escala e indo fazendo as quintas consecutivas de cada nota. Por exemplo:
C (Dó)
C + 5ª = G (Sol)
G + 5ª = D (Ré)
D + 5ª = A (Lá)
A + 5ª = E (Mi)

Re-ordenando estas notas obtemos a pentatônica 
maior de Dó: 
C D E G A

É um facto intuitivo para a maioria dos músicos que a 5ª  nota de uma escala funciona bem como complemento a qualquer acorde  ou progressão de acordes, daí as pentatônicas funcionarem tão bem. 

A pentatônica menor, também se deriva do círculo de 5ªs, pegando na nota raiz e "andando para trás", por exemplo:
C
 C  - 5=  F
     F - 5  = A#
 A#  - 5 = D#
 D#  - 5  = G#

Re-ordenando estas notas obtemos a pentatónica menor de Dó:
 
C D# F G# A#

BLUE NOTE:

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C. Para achar a terça maior de um acorde é simples, pegue a escala diatônica do acorde que quiser, conte 3 notas e diminua meio-tom da nota (no caso terça maior). 

A sonoridade do Blues e do Cowntry se dá ao fato de usarmos uma escala pentatônica menor para tocarmos em um tom maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!!!! Volte sempre amigo(a)!!!!!